quinta-feira, 13 de maio de 2010

O jovem que não gostava de Caio Mario

Certo estagiário chegou ao dono do escritório que trabalhava:
-Bom mestre, o que devo fazer para conseguir ser efetivado no escritório quando eu formar?
-Por que me chamas de bom? Ninguém é bom senão Deus. Você sabe o regimento interno do escritório: chegarás cedo, sairás tarde, usarás gravata, não cometerás erros de português nas petições, honrarás o crachá do escritório, não quebrarás a máquina de Xerox, prepararás o café.
-Tudo isso eu faço desde que comecei meu estágio.
-Uma coisa ainda te falta: deixa de ler resumos de livros de direito civil e passa a ler Caio Mário. Depois disso, seremos como sócios.
Mas, ouvindo essas palavras, o estagiário ficou muito triste, porque tinha acabado de comprar o livro de Direito Civil do Cesar Fiúza.


01. Que texto da bíblia relaciona o estudo acima? (Dica do escritor: Leia Lucas 18)
Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". Os que ouviram isso perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?" Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus". Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!" Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna". (Lucas 18:24-30)

02. Na história contada, o estagiário pergunta como ser efetivado. Já na bíblia, um homem rico indaga Jesus sobre como ser salvo. O homem rico teve resposta semelhante ao estagiário. O homem rico estava disposto a buscar sua salvação?

03. Na história do estagiário, o dono do escritório primeiro o manda parar de ler resumos, depois disso eles seriam como sócios. Na história bíblica, é bem semelhante ("Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me", Lc18:22). Por que primeiro Jesus manda o homem rico entregar suas coisas materiais e só depois segui-lo?
“Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus.” (2 Timóteo 1.8)

HABIBA KOUIDER (http://www.portasabertas.org.br/prisioneiros/)
Ex-muçulmana convertida ao cristianismo, foi sentenciada a três anos de prisão por praticar sua fé “sem licença”, em março de 2008, após ser encontrada portando várias Bíblias e livros cristãos.

04. Há uma contradição nos dizeres de Jesus? Ele promete àqueles que largarem seus pertences a recompensa nesse mundo, mas, mesmo assim, vemos pessoas como Habiba Kouider e Paulo. Que tipo de recompensa podemos esperar ainda aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails